Super Quarta tem Fed, Copom, emprego nos EUA e balanços de big techs e grandes bancos
Super Quarta agita mercados com decisões de juros no Brasil e EUA; investidores estão alertas para impactos das tarifas de Trump. Expectativas de manutenção das taxas impulsionam atenção para indicadores econômicos e repercussões políticas.
Super Quarta movimenta mercados com decisões simultâneas de política monetária no Brasil e nos EUA, nesta quarta-feira (30).
No Estados Unidos, o FOMC deve manter a taxa de juros entre 5,25% e 5,50%. O foco está no comunicado devido à pressão do presidente Donald Trump por redução antecipada dos juros.
Enquanto isso, no Brasil, a expectativa é de que a Selic permaneça em 15%. O Copom destaca a necessidade de estabilidade na política monetária em um ambiente externo tenso.
Às 8h, será divulgado o IGP-M de julho. Também há resultados esperados de empresas como TIM, Santander e Bradesco.
No cenário internacional, a China e os EUA concluíram negociações sobre tarifas, mas sem novo adiamento tarifário. Trump alerta que a Índia pode enfrentar tarifas de 20% a 25%.
O FMI projeta crescimento do Brasil em 2,1% até 2026, sem considerar o impacto das tarifas dos EUA, que começam em 1º de agosto.
A lei de empréstimo consignado para motoristas de aplicativos foi sancionada por Lula. A Febraban destaca que a avaliação de crédito dependerá do acesso a dados dos motoristas.
A inadimplência em aluguéis atingiu 3,59% em junho, com imóveis residenciais apresentando 5,79% de inadimplência.
O BNDES aprovou R$ 345 milhões para a construção de balsas com foco na descarbonização.
A ministra Gleisi Hoffmann afirmou que Lula dialogará com Trump apenas se houver abertura de negociação. Já Simone Tebet afirmou que o Brasil não retalia, mas defenderá sua soberania.
O plano de contingência do governo, segundo Fernando Haddad, inclui socorro a empresas afetadas por tarifas maiores.
A deputada Carla Zambelli foi presa em Roma, condenada por envolvimento em invasão do CNJ. O governo brasileiro já solicitou sua extradição.
O ex-presidente Jair Bolsonaro participou de motociata em Brasília, apoiado por seus seguidores.
A investigação sobre a doadora Maribel Schmittz Golin está em andamento por suposto envolvimento com lavagem de dinheiro.
A Justiça de São Paulo decreta que Deltan Dallagnol deve indenizar Lula em R$ 135,4 mil por danos morais.
A produção de petróleo da Petrobras cresceu 7,6% no segundo trimestre, atingindo 2,32 milhões de barris por dia.