HOME FEEDBACK

Sul Global tem sido frequentemente vítima de dois pesos e duas medidas, diz Modi

Modi critica a falta de representação do Sul Global nas instituições internacionais e pede reformas urgentes. Ele destaca a necessidade de priorizar os desafios enfrentados por países em desenvolvimento nas decisões globais.

Durante a 1ª sessão plenária da Cúpula do Brics, no Rio de Janeiro, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, criticou o Sul Global por ser vítima de "dois pesos e duas medidas".

Ele destacou que interesses do Sul Global não são priorizados em questões de desenvolvimento, financiamento climático e acesso à tecnologia. Modi falou após o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste domingo (6).

Modi afirmou que as instituições globais criadas no século XX falharam em representar países em desenvolvimento. Ele ressaltou que aqueles que contribuem para a economia global atual carecem de voz nas decisões, o que afeta sua credibilidade e eficácia.

Sem o Sul Global, Modi comparou essas instituições a “um celular com um chip SIM, mas sem rede”, incapazes de enfrentar desafios do século XXI, como conflitos, pandemias e crises econômicas.

Ele pediu reformas abrangentes em fóruns internacionais, como o Conselho de Segurança da ONU e a OMC, enfatizando que mudanças devem ser significativas, especialmente nos direitos de voto e posição de liderança.

Modi também mencionou a inteligência artificial (IA) no discurso, afirmando que é inaceitável que instituições globais não sejam atualizadas em 80 anos. “Não se pode executar um software do século XXI em máquinas de escrever do século XX”, concluiu.

Leia mais em valoreconomico