Sul Global tem sido frequentemente vítima de dois pesos e duas medidas, diz Modi
Modi critica a falta de representação do Sul Global em instituições internacionais e exige reformas estruturais para que as demandas dos países em desenvolvimento sejam atendidas. Ele destaca a necessidade urgente de atualização nas abordagens dos desafios globais, incluindo tecnologia e segurança.
Primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, destacou na 1ª sessão plenária da Cúpula do Brics no Rio de Janeiro que o Sul Global é frequentemente vítima de "dois pesos e duas medidas".
Modi afirmou que, em temas como financiamento climático e acesso à tecnologia, o Sul Global recebe apenas "gestos simbólicos".
Ele criticou as instituições globais criadas no século XX por não oferecerem representação adequada a dois terços da humanidade, isto é, os países em desenvolvimento.
Destacou que países que têm um impacto significativo na economia global não têm assento nas decisões. "Essas instituições são como um celular sem rede", afirmou, subestimando sua eficácia em enfrentar desafios contemporâneos.
Modi pediu reformas abrangentes em fóruns internacionais, como o Conselho de Segurança da ONU e a OMC. Essas mudanças devem ser reais, segundo ele, "evoluindo estruturas de governança e direitos de voto".
Por fim, mencionou a inteligência artificial (IA): "É inaceitável que instituições globais não se atualizem há 80 anos".