Suco de laranja, petróleo, aviões e quase 700 itens escapam de tarifa de Trump; veja lista completa
A nova tarifa de 50% imposta pelos EUA terá isenções para mais de 700 categorias de produtos brasileiros. Suco de laranja, minérios e itens relacionados à aviação estão entre os produtos que não enfrentarão a taxação adicional.
A ordem executiva do presidente Donald Trump estabeleceu uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, porém há isenções para diversos itens.
Itens como suco de laranja, minérios, petróleo e aviões estarão isentos da taxação adicional de 40%, mantendo a taxa de 10% conforme o documento oficial.
Mais de 700 categorias de produtos não serão afetadas pela tarifa. Isso inclui artigos de aeronaves (exceto militares), seus motores, peças e simuladores de voo terrestre.
No anúncio de abril, o Brasil ficou com a menor taxa, de 10% de taxas extras. Atualmente, os EUA têm um superávit comercial com o Brasil, vendendo mais do que compram.
No primeiro trimestre de 2025, os dois países trocaram US$ 20 bilhões em mercadorias, com os EUA registrando um superávit de US$ 653 milhões, segundo dados da plataforma Comexstat.
Os EUA são o segundo maior parceiro comercial do Brasil, atrás da China. Os principais produtos exportados pelo Brasil para os EUA no ano passado incluem: