HOME FEEDBACK

STF restabelece prisão de Allan Turnowski, ex-chefe da Polícia Civil do Rio

STF decide pela prisão preventiva de delegado ligado a esquema de corrupção. A medida reverte decisão anterior e aponta indícios de envolvimento em organização criminosa.

STF restabelece prisão preventiva do delegado Allan Turnowski, ex-secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Ele é suspeito de envolvimento com o jogo do bicho e acusado de atrapalhar investigações sobre uma organização criminosa em Petrópolis.

A decisão foi analisada pela Segunda Turma do STF entre 18 e 29 de abril, revertendo uma decisão de Nunes Marques, relator do caso, de 2022.

A divergência foi liderada por Edson Fachin, com votos de Gilmar Mendes e André Mendonça. Nunes Marques teve apenas o apoio de Dias Toffoli.

Fachin afirmou: "Não parece faltar indícios da existência da organização criminosa e de sua atuação em delitos conhecidos que afetam a ordem pública do Rio de Janeiro."

Turnowski foi preso em setembro de 2022, mas ficou na cadeia por menos de um mês, pois sua prisão foi revogada com medidas cautelares.

Ele chefiou a Polícia Civil de 2010 a 2011, durante o governo de Sérgio Cabral, e saiu em meio a investigações sobre vazamentos.

A defesa, liderada pelo advogado Daniel Bialski, anunciou que irá recorrer da decisão.

Leia mais em valoreconomico
STF