STF irá ignorar as sanções aplicadas e este relator continuará trabalhando, declara Moraes
Ministro do STF reafirma compromisso com processos mesmo diante de sanções dos EUA. A Corte deve julgar responsáveis por tentativas de golpe ainda neste semestre, segundo Moraes.
Ministro Alexandre de Moraes, do STF, declarou que ignorará as sanções impostas pelos EUA com base na Lei Magnitsky, afirmando que o rito processual do tribunal seguirá normalmente.
Moraes garantiu que todos os réus por tentativa de golpe serão julgados no segundo semestre deste ano, absolvendo quem não tiver provas e condenando os culpados.
Ele ressaltou que suas decisões sempre foram tomadas de forma colegiada, citando 707 recursos contra suas decisões, todos negados pelos colegiados do STF.
Durante a sessão de retomada dos trabalhos do Judiciário, ministros, incluindo o presidente da Corte Luís Roberto Barroso e o decano Gilmar Mendes, se manifestaram contra as sanções americanas, que alegam censura e detenções arbitrárias por parte de Moraes.
O governo dos EUA, por meio do secretário do tesouro Scott Bessent, criticou o ministro, alegando que ele agiu de forma ilegal num contexto de perseguição política.
Com informações do Estadão Conteúdo