STF forma maioria para manter prisão do ex-presidente Collor
STF mantém decisão de prisão do ex-presidente Fernando Collor por corrupção. Julgamento ainda não foi concluído e será retomado em sessão presencial.
STF mantém prisão de Fernando Collor
Na última sexta-feira (25), o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos para manter a prisão do ex-presidente Fernando Collor.
Seis ministros, incluindo Alexandre de Moraes, já votaram a favor da decisão. No entanto, o julgamento ainda não foi finalizado.
O ministro Gilmar Mendes pediu um destaque do julgamento, que ocorre virtualmente, e a análise foi transferida para a sessão presencial do plenário, com data a ser definida.
A participação do ministro Cristiano Zanin está impedida, pois ele atuou como advogado em processos da Operação Lava Jato.
No dia anterior, Moraes havia determinado a prisão de Collor, que cumprirá 8 anos e 10 meses de condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Em 2023, Collor foi condenado pelo STF por receber R$ 20 milhões em vantagens indevidas relacionadas à BR Distribuidora, entre 2010 e 2014.
Moraes classificou os recursos da defesa de Collor como protelatórios, sem intenção de realmente contestar a condenação.
Collor ficará preso em um presídio em Maceió, sua cidade de residência.