STF começa a julgar se torna Filipe Martins réu por tentativa de golpe
Supremo Tribunal Federal inicia julgamento de ex-presidente Jair Bolsonaro e outros por tentativa de golpe de Estado. Grupo é acusado de orquestrar ações para manter Bolsonaro no poder e elaborar planos violentos contra opositores durante as eleições de 2022.
STF começa julgamento sobre tentativa de golpe de Estado relacionada ao ex-presidente Jair Bolsonaro e 7 outras pessoas.
A denúncia foi acolhida pelo STF e o julgamento ocorrerá em 22 de abril de 2025, com a 1ª Turma avaliando se existem indícios suficientes para tornar os envolvidos réus.
A denúncia, feita pela PGR, identifica um núcleo de gerência composto por 6 pessoas que supostamente apoyaram a permanência ilegítima de Bolsonaro no poder em 2022.
O grupo é acusado de:
- Elaborar a minuta golpista para reverter o resultado eleitoral.
- Conceber o Punhal Verde e Amarelo, plano para assassinar Lula, Alckmin e o ministro Moraes.
- Colaborar com blitzes da PRF para dificultar a chegada de eleitores de Lula às urnas no 2º turno.
O presidente da Turma, ministro Cristiano Zanin, antecipou o julgamento que se darão nas datas de 22 e 23 de abril, começando às 9h30 e 14h respectivamente.
A decisão sobre a aceitação da denúncia deve ser anunciada até 23 de abril, com a fase de instrução criminal a seguir, caso acolhida.