HOME FEEDBACK

STF amanhece com clima tranquilo para julgamento de Filipe Martins

Três sessões extraordinárias estão agendadas para discutir se o ex-assessor de Bolsonaro se tornará réu por tentativa de golpe. O esquema de segurança em torno do STF foi intensificado para garantir a tranquilidade durante o julgamento.

Clima tranquilo marca o amanhecer do STF nesta 3ª feira (22.abr.2025), dia do início do julgamento de Filipe Martins, ex-assessor de Jair Bolsonaro, por tentativa de golpe de Estado em 2022.

A área está restrita a funcionários da Corte, imprensa e advogados de defesa. O esquema de segurança foi reforçado com controle de acesso e monitoramento. Agentes federais, da Polícia Judicial e do Distrito Federal estão presentes até 4ª feira (23.abr.2025).

A 1ª Turma do STF analisará, ao longo de dois dias, a acusação e os argumentos das defesas para decidir se há indícios de crime que justifiquem uma ação penal contra Martins e mais cinco pessoas. Todos estão ligados a um núcleo denunciado pela PGR que supostamente apoiava a permanência ilegítima de Bolsonaro em 2022.

Os investigados incluem:

  • Filipe Martins
  • Outros cinco acusados

O presidente da 1ª Turma, Cristiano Zanin, designou três sessões extraordinárias: duas na 3ª feira e uma na 4ª feira. O rito seguirá as normas do Supremo.

O ministro Moraes deverá votar sobre o mérito da denúncia. Se aceito, a instrução criminal será iniciada, com apresentação de provas, testemunhas e alegações finais.

Este é o 2º grupo entre quatro a serem julgados, e o mesmo processo de análise será repetido nos próximos grupos, com datas já agendadas.

Leia mais em poder360