HOME FEEDBACK

Stellantis suspende projeções financeiras por causa das tarifas

Stellantis adia previsões financeiras devido a tarifas comerciais dos EUA e registra queda de 14% na receita. A empresa também enfrenta demissões e paralisações de fábricas em meio às incertezas do mercado.

Stellantis, montadora controladora de Fiat, Jeep e Citroën, anunciou em 30 de abril de 2025 que adiou suas projeções financeiras para 2025 devido às tarifas aplicadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

A decisão foi motivada pelas “incertezas” da estratégia comercial da Casa Branca.

No 1º trimestre de 2025, a receita líquida da Stellantis foi de 35,8 bilhões de euros, uma queda de 14% em relação ao ano anterior, impactada pela redução nos volumes de embarques e preços desfavoráveis.

A companhia também informou que o processo de seleção de um novo CEO deve ser finalizado até o 1º semestre de 2025, cargo que está vago desde dezembro de 2024.

Com a taxação anunciada por Trump, a Stellantis demitiu temporariamente 900 funcionários e paralisou fábricas no México e Canadá.

Após conversas com outras montadoras, o governo dos EUA isentou as fábricas no México e no Canadá das tarifas por um mês. A decisão seguiu uma reunião com a Aliança pela Inovação Automotiva, que alertou sobre um aumento de 25% no preço dos veículos devido às medidas comerciais.

Leia mais em poder360