HOME FEEDBACK

SPX aluga papel e aumenta posição na Vibra às vésperas da eleição do board

SPX intensifica presença na Vibra Energia com 6,2% de participação, enquanto assembleia eleitoral se aproxima. Voto múltiplo proposto por acionistas gera tensão entre investidores e pode mudar dinâmica do novo conselho.

SPX aumenta participação na Vibra Energia às vésperas da assembleia de acionistas para eleição do novo conselho.

A gestora agora possui 70 milhões de ações, representando 6,2% do capital da Vibra. Destas, 44 milhões foram alugadas e 9,5 milhões adquiridas por meio de derivativos.

A movimentação ocorre após o anuncio de pedidos de voto múltiplo para a eleição do conselho, feito por gestoras que somam mais de 5% do capital. Indicaram Aristóteles Nogueira Filho como candidato, um ex-analista de buyside com experiência em Opportunity, Truxt e XP Asset.

A assembleia está marcada para amanhã, mas a votação à distância já ocorreu, com cerca de 50% dos votos registrados. Aristóteles recebeu 676 milhões de votos, o maior total, segundo recomendações da ISS e Glass Lewis.

Os outros candidatos incluem membros da administração como Claudio Gonçalves e Marcel Barros da Previ, e ex-CEOs como Fabio Schvartsman, Mateus Bandeira, Nildemar Secches, Sergio Rial e Walter Schalka.

Nildemar é o que recebeu menos votos com 312 milhões, podendo ficar de fora na votação presencial. A insatisfação com a indicação da Previ motivou o pedido de voto múltiplo, refletindo uma busca do Governo Federal por maior influência na distribuidora.

Além disso, a Previ e o investidor Ronaldo Cezar Coelho firmaram acordo para que o fundo possa indicar mais um nome ao conselho, com Ronaldo cedendo seu lugar.

Leia mais em braziljournal