Sobretaxa de Trump já impacta exportações de pescados, manga e carnes
Sobretaxa dos EUA provoca suspensão de exportações brasileiras de pescados, frutas e carnes, gerando incertezas no setor. Produtores buscam novas alternativas e adiam embarques para evitar danos financeiros significativos.
Impacto da sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros nos EUA
A sobretaxa anunciada pelo presidente Donald Trump está afetando setores produtivos do Brasil, com vigência a partir de 1° de agosto.
Setor de pescados: Exportações para os EUA serão suspensas em uma semana. Com 70% da produção destinada ao mercado americano, o setor pode se tornar inviável, diz Eduardo Lobo, presidente da Abipesca. O governo orientou empresas a contatar compradores americanos e negociações para reabrir o mercado europeu foram cobradas. Cerca de 3.500 embarcações podem ser paralisadas, com mil toneladas de pescado já estocadas, totalizando cerca de US$ 50 milhões.
Setor de fruticultura: Exportações de manga suspensas, afetando a principal fruta in natura exportada para os EUA. A temporada de embarques coincide com a entrada em vigor da sobretaxa, o que levanta preocupações sobre possíveis quebras no setor. A Abrafrutas destaca que 15,1% da produção de manga foi exportada em 2023.
Setor de carnes: Frigoríficos de Mato Grosso do Sul suspenderam produção de carnes para os EUA, redirecionando para outros mercados. A Abiec divulga que 70% da carne produzida fica no mercado nacional, enquanto 30% é exportada, especialmente cortes não consumidos com frequência no Brasil.
Os EUA, o segundo maior comprador de carne bovina do Brasil, responderam por 14% da receita total brasileira do produto. As vendas para os EUA dobraram no primeiro semestre, alcançando 181.477 toneladas e US$ 1,04 bilhão em receita.