HOME FEEDBACK

Sobrecarga de renováveis pode ser a causa de apagão na Europa

Espanha e Portugal enfrentam apagão generalizado, com quase toda a Península Ibérica sem energia. A possibilidade de sobrecarga elétrica proveniente de fontes renováveis está sendo investigada como a causa principal do incidente.

A sobrecarga de energia proveniente de fontes renováveis é a provável causa do apagão que afetou Portugal, Espanha, França e Bélgica na segunda-feira (28.abr.2025).

A investigação continua, mas a participação crescente de painéis solares e turbinas eólicas na Espanha é a principal suspeita. O diretor do CBIE, Adriano Pires, comparou o episódio com uma falha ocorrida no Brasil em 2023, que afetou todos os Estados devido a problemas em usinas renováveis.

O ONS (Operador Nacional do Sistema) identificou riscos de sobrecargas em 11 Estados brasileiros, conforme um relatório de dezembro de 2024.

A Espanha estava realizando testes para operar com 100% de energia renovável. Em 16 de abril de 2025, conseguiu utilizar apenas fontes renováveis em um dia durante a semana.

O problema é que a geração intermitente das fontes renováveis pode levar a excessos de produção, sobrecarregando o sistema. Para evitar apagões, o governo brasileiro leiloou 4.471 km em linhas de transmissão, com um investimento de R$ 21,7 bilhões.

No dia do apagão, as companhias elétricas de Portugal e Espanha iniciaram um plano de recuperação emergencial. A REN e a Red Eléctrica de España confirmaram que o restabelecimento total pode levar de 6 a 10 horas.

A rede móvel e o metrô foram afetados, com o prefeito de Madri, José Luis Martínez-Almeida, aconselhando a populações a permanecerem onde estão.

O governo de Madri ativou o status 2 do Plano de Emergência Territorial, com ações coordenadas para restaurar serviços essenciais. Atualmente, 3 das 17 regiões autônomas da Espanha estão em estado de emergência.

Leia mais em poder360