Só faltou me acusar de engravidar a baleia, afirma Bolsonaro
Bolsonaro reafirma sua inocência em relação à investigação sobre a baleia e critica as acusações, enquanto enfrenta pedidos de condenação por tentativa de golpe de Estado. Ele se defende afirmando que não há provas que justifiquem sua prisão.
Jair Bolsonaro (PL), 70 anos, afirmou em entrevista nesta 3ª feira (15.jul.2025) que “não cogita” a possibilidade de prisão, pois “não fez nada para perder a liberdade”.
Ele se referiu a uma investigação envolvendo a acusação de “importunar” uma baleia no litoral de São Paulo, que foi arquivada pelo Ministério Público Federal em março de 2025. O MPF alegou que não havia elementos suficientes para comprovar a intenção de Bolsonaro em molestar o animal, requisito essencial para um crime ambiental.
Bolsonaro deu a declaração durante uma entrevista ao vivo no canal do YouTube do Poder360, conduzida pelas jornalistas Simone Kafruni e Mariana Haubert.
Além disso, Bolsonaro falou um dia após a PGR solicitar sua condenação por tentativa de golpe de Estado. Paulo Gonet, promotor, citou os crimes pelos quais ele deve ser condenado, incluindo:
- Liderar organização criminosa armada
- Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito
- Dano qualificado pela violência
- Deterioração de patrimônio tombado
A PGR também solicitou a condenação de outros 7 réus.