HOME FEEDBACK

Site de notícias investigativas da Hungria faz sucesso no YouTube

Diretora de mídia independente na Hungria, o Direkt36 destaca-se na luta contra a desinformação e a censura. Com um documentário impactante, a redação fortalece sua base de assinantes e reafirma seu compromisso com o jornalismo investigativo.

Direkt36: Jornalismo investigativo na Hungria enfrenta desafios

András Pethő, co-fundador do site Direkt36, saiu do Origo, que se tornou pró-governo, e ajudou a criar uma Redação independente. O Direkt36 destaca-se por investigar abuso de poder, corrupção e negligência na Hungria.

Em março de 2025, o documentário "The Dynasty", revelou como aliados de Viktor Orbán enriqueceram. Em um mês, alcançou 3,5 milhões de visualizações no YouTube, um grande marco considerando a população de 9,6 milhões da Hungria.

Pethő atribui o sucesso à mudança de interesse político e à propagação de informações sobre a corrupção da elite, aumentando assinaturas de 3.000 para 4.000 no site.

O contexto midiático da Hungria é alarmante, com apenas 23% de confiança nas notícias. Direkt36 e outras Redações enfrentam ataques de mídias pró-governo, mas mantêm transparência e responsabilidade.

O site de notícias Telex, fundado por ex-jornalistas do Index, é um exemplo de sucesso com um modelo único de propriedade dos funcionários. A Redação Partizán também se destaca no cenário, sendo uma escolha popular para doações fiscais.

Pethő aconselha jornalistas a se prepararem para restrições à liberdade de imprensa, com foco na necessidade de diversificar fontes de receita para sustentar um jornalismo de impacto. “Nossa única fonte de poder é nossa audiência”, conclui.

Leia mais em poder360