Sindicatos caminham até o Congresso pelo fim da escala 6 X 1
Centrais sindicais se mobilizam em Brasília para entrega de propostas trabalhistas. A principal reivindicação é a redução da jornada de trabalho para 4 dias por semana, em encontro com o presidente Lula.
Trabalhadores de sindicatos realizam caminhada até o Congresso Nacional nesta 3ª feira (29.abr.2025) em Brasília para reivindicar pautas trabalhistas. O ato ocorre a 2 dias do Dia do Trabalhador, com concentração iniciada às 8h no Teatro Nacional.
A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) participou do evento e confirmou que as pautas serão entregues ao presidente do Congresso Hugo Motta e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda hoje. A principal reivindicação é a PEC 8/25, que visa o fim da jornada de trabalho 6 X 1.
Maria do Rosário acredita que Lula tomará “atitudes positivas” em relação a essa proposta. Hoje, o presidente receberá as centrais sindicais às 15h no Palácio do Planalto para discutir um documento que atualiza a Pauta da Classe Trabalhadora aprovada em 2022.
A PEC 8/25 foi proposta por Erika Hilton (Psol-SP) e busca reduzir a jornada de trabalho para 4 dias por semana, com 3 dias de folga. A nova carga semanal seria de até 36 horas, respeitando o limite de 8 horas diárias.
A matéria será analisada pela CCJ antes de seguir para outra comissão e plenário. O líder do governo, José Guimarães (PT-CE), destacou a importância de uma mobilização para garantir a aprovação do tema, que é considerado suprapartidário e relevante.
Lula já se mostrou favorável a jornadas de trabalho mais equilibradas, mas deseja discutir alternativas como a escala 5 X 2 e o impacto da PEC na inflação e desemprego.