Silveira diz que reuniões com Marina e Ibama não têm resposta
Ministro reafirma otimismo sobre licenciamento na Margem Equatorial, enquanto aguarda reunião com Marina Silva. Silveira lamenta cancelamento do leilão de reserva de capacidade e espera novo edital em até 60 dias.
Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou em 10 de abril de 2025, que ainda não recebeu resposta da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, sobre a reunião para discutir a exploração na Margem Equatorial pela Petrobras.
Silveira disse: “Ela [Marina] está para marcar a reunião. Eu não posso marcar a reunião por um colega.”
O ministro também não recebeu resposta do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, sobre o parecer técnico do órgão, mas se declarou “extremamente otimista“ quanto ao licenciamento.
Silveira lamentou o cancelamento do leilão de reserva de capacidade, agendado para 27 de junho, devido à “grande judicialização”. Ele espera que um novo edital seja publicado em 60 dias.
O leilão tinha como objetivo contratar usinas térmicas e hidrelétricas para garantir potência firme, aumentando a segurança energética do país. A operação das usinas estaria prevista entre 2025 e 2030 com contratos de 10 a 15 anos.
A decisão mais recente da 17ª Vara Federal do Distrito Federal suspendeu o leilão até a realização de uma audiência pública.