Sheinbaum diz que 30 mexicanos estão presos em ‘Alcatraz dos jacarés’ nos EUA
Governo mexicano fornece assistência consular aos migrantes detidos, enquanto ONG denuncia abusos nos centros de detenção da Flórida. A presidente Claudia Sheinbaum exige repatriação imediata dos cidadãos mexicanos em situação irregular.
30 mexicanos estão detidos no centro de detenção de migrantes Everglades, na Flórida, conhecido como “Alcatraz dos jacarés”, informou a presidente Claudia Sheinbaum.
Durante coletiva de imprensa, Sheinbaum afirmou que assistência consular está sendo prestada aos detidos, com contato do cônsul em Miami, Rutilio Escandón.
Um relatório datado de 21 de julho mencionou dois irmãos mexicanos, cuja deportação foi solicitada por meio de nota diplomática. A presidente exigiu a repatriação imediata de migrantes detidos.
A ONG Human Rights Watch denunciou abusos em três centros de detenção na Flórida. Sheinbaum criticou as operações migratórias de Donald Trump, lembrando a morte de um trabalhador agrícola mexicano durante essas operações.
Até 11 de julho, dados do governo do México indicam que cerca de 355 mexicanos foram detidos desde o retorno de Trump ao poder.