Serviço militar alemão identifica aumento de espionagem russa
Serviço de inteligência alemão alerta para aumento de atividades de espionagem russas. Ameaças à segurança nacional são enfatizadas em meio a crescente tensão geopolítica na Europa.
O MAD (Serviço de Contrainteligência Militar da Alemanha) alertou sobre um aumento nas tentativas russas de desestabilizar a sociedade alemã. A informação foi divulgada pela diretora do MAD, Martina Rosenberg, em entrevista à DPA na 2ª feira (21.jul.2025).
Rosenberg destacou uma “abordagem mais massiva e agressiva” do Kremlin. A Alemanha, como parte da OTAN e 2ª maior economia da aliança, visa aumentar gastos em defesa para pressionar a Rússia.
“Como centro logístico da OTAN, a Alemanha é alvo constante de serviços de inteligência estrangeiros”, afirmou Rosenberg.
Dados mostram que o número de casos de espionagem com suspeita de envolvimento russo dobra no 1º semestre de 2025 em comparação ao ano anterior.
No mesmo dia, o Ministro da Defesa, Boris Pistorius (SPD), anunciou um acordo com os EUA para enviar 5 sistemas de defesa aérea Patriot à Ucrânia, em resposta à escalada russa.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, exige que suas condições sejam atendidas antes de qualquer negociação de paz. Em 2021, um tribunal alemão expulsou 2 diplomatas russos devido ao envolvimento em um assassinato encomendado pelo governo russo.