HOME FEEDBACK

Senadores se reúnem com parlamentares americanos em meio a boicote de Eduardo Bolsonaro

Senadores buscam aproximação com EUA em meio a críticas de Eduardo Bolsonaro. Missão visa distensionar relações e discutir tarifas antes da iminente taxação de produtos brasileiros.

Senadores brasileiros se reunirão com parlamentares americanos em Washington nesta terça-feira, 29, para discutir a taxação de 50% ao Brasil. Os encontros serão fechados à imprensa.

A comitiva enfrenta críticas de Eduardo Bolsonaro, que disse que vai trabalhar para dificultar as conversas dos senadores. Em resposta, o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad, enfatizou que o objetivo é “azeitar” a relação entre Brasil e EUA, que “esfriou”.

Os senadores não devem se encontrar com representantes do governo de Donald Trump durante a missão que termina na quarta-feira, 30. O governo brasileiro gastou quase R$ 500 mil para bancar a viagem de oito senadores.

Trad destacou que a missão não visa negociar tarifas, mas sim promover um ambiente propício para futuras negociações pelo governo federal.

O chanceler Mauro Vieira poderá viajar a Washington se houver convite do governo americano. Uma conversa entre Luiz Inácio Lula da Silva e Trump também está sendo considerada.

No primeiro dia de encontros, os senadores conversaram com representantes da iniciativa privada americana, incluindo Exxon Mobil e IBM. Surgiu a ideia de um manifesto à Casa Branca pedindo a postergação da tarifa antes da implementação em 1º de setembro.

Participaram também do debate nomes influentes, como Stephen Vaughn e Ryan Majerus. Vaughn alertou que o governo americano pode reinstaurar tarifas através de outras ferramentas legais, mesmo após decisões judiciais.

Leia mais em estadao