Senadores que irão negociar tarifaço se reúnem com Itamaraty
Senadores buscam negociar tarifas sobre produtos brasileiros enquanto enfrentam críticas da ala bolsonarista. A missão é planejada para ocorrer entre 28 e 30 de agosto, em meio a um clima de tensão política.
Ministro Mauro Vieira se reuniu virtualmente com oito senadores nesta quarta-feira, 23, para planejar missão aos EUA. O objetivo é negociar as tarifas de 50% que serão impostas sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.
A missão partirá na sexta-feira, 25, com agenda de 28 a 30 de agosto. O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) mencionou a reunião em seu Instagram, destacando um foco em diálogo e cooperação.
Deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) criticou o esforço do Senado, chamando os senadores de “traidores da pátria” por integrar a missão. Ele defende que a única solução é uma anistia “ampla, geral e irrestrita” para os condenados na trama golpista, incluindo seu pai.
Eduardo afirmou que os senadores não falam em nome de Jair Bolsonaro e que a missão está “fadada ao fracasso”. Também questionou a participação de senadores petistas na missão, como Jaques Wagner (PT-BA), alegando inimizade de Lula em relação aos EUA.
O senador Jaques Wagner disse que o governo americano ainda não respondeu à carta enviada em 16 de maio e espera sucesso nas negociações. O presidente americano havia mencionado a necessidade de encerrar o julgamento de Jair Bolsonaro, acusando as investigações de serem uma “caça às bruxas”.