Senador republicano fala em “esmagar” a economia do Brasil
Senador ameaça tarifas pesadas a Brasil, China e Índia por compra de petróleo russo. Graham insiste que apoio financeiro à Rússia alimenta a guerra na Ucrânia e pressiona países a escolherem entre sanções ou a economia americana.
Senador Lindsey Graham, dos EUA, declarou que os países Brasil, China e Índia serão punidos economicamente se continuarem a comprar petróleo russo barato.
Em entrevista à Fox News, Graham afirmou que os EUA vão “esmagar as economias” desses países caso não parem de contribuir com o governo de Vladimir Putin na guerra contra a Ucrânia.
Ele destacou que a compra de petróleo russo mantém a máquina de guerra russa funcionando, e citou a aplicação de tarifas de 100% como punição. Graham já havia mencionado que países que compram diesel da Rússia serão alvos de sanções.
Desde o início da invasão da Ucrânia, o Brasil aumentou significativamente suas importações da Rússia, com gastos que saltaram de US$ 6,2 bilhões em 2021 para US$ 12,2 bilhões em 2024. Os combustíveis e fertilizantes representam a maior parte desse valor.
Graham afirmou ainda que, se fosse Putin, ele buscaria negociações, já que Donald Trump está “cansado desse jogo”. Trump ameaçou impor tarifas de 100% a produtos russos se a guerra não for encerrada em 50 dias.
A OTAN também pediu que Brasil, Índia e China pressionem a Rússia a buscar uma resolução pacífica para o conflito.