Senador democrata diz que irá contestar tarifaço de Trump
Senador Tim Kaine revela intenção de contestar tarifas de 50% do governo Trump ao Brasil. Ele aguarda comunicação oficial da Casa Branca para prosseguir com a ação no Congresso.
Senador Tim Kaine (Partido Democrata-Virginia) anunciou na 3ª feira (29.jul.2025) que pretende contestar tarifas de 50% impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), ao Brasil.
Kaine ressaltou que, para isso, é necessária uma comunicação da Casa Branca ao Congresso, justificando legalmente a medida, a qual ainda não foi enviada.
O senador declarou: “Assim que a Casa Branca enviar a comunicação, se for uma declaração de emergência, vou contestá-la imediatamente, pois não se trata de uma emergência.”
A comitiva brasileira, composta por 8 congressistas, se reuniu com Kaine e outros senadores, mas obteve pouco efeito prático. Além de Kaine, encontraram-se com 6 senadores democratas e o republicano Thom Tillis, que é anti-Trump e não tem acesso à Casa Branca.
Os políticos brasileiros também visitaram a redação do jornal Politico, alvo de críticas de Trump.
A missão dos congressistas tem atividades oficiais até 4ª feira (30.jul).
Trump anunciou a tarifa de 50% em carta ao Brasil em 9 de julho, mencionando o julgamento no STF sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como um dos motivos.