Senado emendará semana da Páscoa
Senado suspende votações na próxima semana em virtude da Páscoa. A ausência de sessões deliberativas deve impactar também as atividades nas comissões da Casa.
Presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) anunciou que não haverá sessões com votações no plenário durante a próxima semana, dispensando os senadores dos trabalhos em razão da Semana da Páscoa.
O comunicado foi feito em reunião com líderes partidários. Até o momento, há uma sessão de debates marcada para a próxima segunda-feira (14.abr), mas essa será não deliberativa e os senadores não são obrigados a participar, sem penalidades salariais.
Essa falta de sessões de votação impactará também as comissões do Senado, que tendem a ficar esvaziadas.
Sob a liderança de Alcolumbre, o Senado tem mantido um ritmo morno em 2025, priorizando projetos com consenso e fora das prioridades do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Um projeto relevante foi a permissão para o governo adotar tarifas recíprocas no comércio, em resposta ao tarifaço de Donald Trump (Republicano).
Outras propostas prioritárias, como a limitação de supersalários para funcionários públicos, estão paradas. O senador Eduardo Gomes (PL-TO) ainda aguarda a apresentação do relatório, que precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça antes de ir ao plenário. Não há data definida para essa apresentação.