Sempre estivemos abertos ao diálogo, diz Lula após fala de Trump
Lula reafirma abertura para diálogo com EUA sobre tarifas comerciais. Enquanto isso, Itamaraty avalia se declaração de Trump indica disposição para conversas.
Lula reafirma abertura ao diálogo com EUA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, nesta 6ª feira (1º.ago.2025), que o Brasil sempre esteve aberto ao diálogo após Donald Trump (republicano), presidente dos EUA, afirmar que o petista pode contatá-lo “quando quiser” a respeito das tarifas comerciais impostas ao Brasil.
Lula ressaltou em sua página do X (ex-Twitter): “Sempre estivemos abertos ao diálogo. Quem define os rumos do Brasil são os brasileiros e suas instituições. Estamos protegendo nossa economia e trabalhadores, respondendo às medidas tarifárias dos EUA.”
Desde que Trump retornou à Casa Branca em 20 de janeiro de 2025, Lula não conversou com ele. O chanceler Mauro Vieira encontrou-se pela primeira vez com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, na 4ª feira (30.jul).
O governo Lula ainda não solicitou formalmente uma reunião de alto nível com Trump, mas espera que ele inicie um diálogo sobre as tarifas. O Itamaraty analisa se a declaração de Trump é um sinal para negociações, destacando que um telefonema entre líderes requer cuidadosa preparação.