HOME FEEDBACK

“Sem tornozeleira”: trend ironiza Bolsonaro após uso do aparelho

Reação da internet se intensifica com memes divertidos após a determinação de tornozeleira eletrônica ao ex-presidente. A trend "sem tornozeleira" destaca a liberdade dos usuários em contraste com a situação de Bolsonaro, gerando humor e críticas nas redes sociais.

Tornozeleira eletrônica imposta ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo ministro Alexandre de Moraes do STF em 18 de julho de 2025 gerou reações nas redes sociais, incluindo uma trend com fotos do cotidiano acompanhadas da frase “sem tornozeleira”.

Os internautas ironizam a liberdade das pessoas em contraste com a situação de Bolsonaro, mostrando atividades comuns como caminhar ou malhar. Alguns posts ainda fazem referência ao vídeo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) correndo no Chile, sugerindo um ataque indireto ao ex-mandatário.

Figuras públicas, como o youtuber Felipe Neto e o ator José de Abreu, também participam da brincadeira, que inspirou até uma música de Edu Krieger, acumulando 1,3 milhão de visualizações no TikTok.

Na mesma data, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão contra Bolsonaro, um dos réus em processo que investiga sua participação na tentativa de golpe de Estado em 2022.

A PGR solicitou sua condenação, alegando que ele “alimentou diretamente a insatisfação e o caos social” após a derrota para Lula. Se condenado, a pena pode ultrapassar 40 anos de prisão. Além disso, em 2023, Bolsonaro foi condenado pelo TSE, tornando-se inelegível até 2030.

A defesa de Bolsonaro manifestou “surpresa e indignação” com as medidas cautelares, afirmando que ainda não teve acesso à decisão judicial e que irá se pronunciar oportunamente.

Leia mais em poder360