HOME FEEDBACK

Sem licença para operar carros autônomos, Tesla vai lançar robotáxi com motorista, diz regulador

Tesla planeja lançar serviço de caronas supervisionadas na Baía de São Francisco, limitado a um público específico. A empresa ainda não possui licenças para operar veículos autônomos, conforme informações de reguladores.

Tesla planeja oferecer um serviço de motorista na Baía de São Francisco, segundo um regulador da Califórnia.

Após rumores sobre um serviço de robotáxi, ficou claro que a Tesla não pode operar com veículos autônomos devido à falta de licenças necessárias.

O CEO Elon Musk mencionou que a empresa busca permissão regulatória para lançar robotáxis na região. O site Business Insider detalhou que essa operação teria humanos ao volante, prontos para controlar o carro se necessário.

O líder de direção autônoma da Tesla, Ashok Elluswamy, anunciou que o serviço começará “com a pessoa no banco do motorista” para facilitar o processo enquanto aguarda aprovação regulatória.

No mês passado, a Tesla testou um serviço similar em Austin, Texas, usando SUVs modelo Y que contavam com monitores de segurança.

Entretanto, a Tesla não tem permissão para transportar o público em veículos autônomos, mesmo com motoristas humanos. O porta-voz da Comissão de Serviços Públicos da Califórnia (CPUC) destacou que a empresa pode oferecer caronas a “amigos e familiares de funcionários” sob uma licença específica.

Para o serviço na Baía de São Francisco, é possível que a Tesla utilize seu recurso “full self-driving”, que requer supervisão constante do motorista, mas não exige uma licença autônoma na Califórnia.

Leia mais em valoreconomico