HOME FEEDBACK

Seis anos após incêndio, Notre-Dame conclui a reinstalação de monumentos da agulha

A reinstalação da última estátua de São Tomé completa o processo de restauração da parte superior da Catedral de Notre-Dame. As estátuas estarão visíveis ao público em agosto, finalizando um importante capítulo na recuperação do ícone parisiense.

A última das 16 estátuas que adornavam a base da agulha da Catedral de Notre-Dame foi reinstalada nesta quinta-feira (24), após mais de seis anos do incêndio de 2019.

A figura de São Tomé era a única que faltava, sendo todas retiradas para restauração dias antes do incêndio em 15 de abril de 2019.

Atualmente, as estátuas estão ocultas por andaimes, mas devem ser visíveis ao público no final de agosto após o desmonte.

A reinstalação marca a conclusão dos trabalhos na parte superior da catedral, conduzidos por telhadistas e ornamentalistas.

As estátuas foram projetadas por Eugène Viollet-le-Duc em 1857 e esculpidas por Adolphe-Victor Geoffroy-Dechaume, representando os 12 apóstolos e os símbolos de quatro evangelistas (leão, touro, anjo e águia).

A catedral reabriu em dezembro do ano passado, mas algumas restaurações externas ainda continuam.

Philippe Jost, presidente do órgão responsável pela reconstrução, destacou a importância desta etapa e agradeceu aos trabalhadores pelo compromisso e talento.

Com informações da EFE

Publicado por Nátaly Tenório

Leia mais em jovem-pan