Secretário do Tesouro dos EUA defende reavaliação do Fed
Secretário do Tesouro sugere avaliação do Federal Reserve e critica sua eficácia em relação à inflação. Scott Bessent também aborda a situação política em torno da liderança de Jerome Powell na instituição.
Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, defende avaliação do Fed
Em entrevista à CNBC em Washington D.C., Bessent afirmou que é necessário examinar a eficácia do Federal Reserve.
"Precisamos analisar se ele teve sucesso em sua missão", disse Bessent. Ele criticou a previsão de inflação elevada após a imposição de tarifas, ressaltando que, até agora, houve "pouca ou nenhuma inflação".
Bessent comparou o Fed a outras instituições federais, como a FAA, sugerindo que se estivessem cometendo erros, deveriam revisar suas atuações.
Ele também comentou sobre o quadro técnico da instituição, questionando a eficácia de seus especialistas.
Sobre a possível demissão do presidente do Fed, Jerome Powell, Bessent não fez comentários, afirmando que a decisão é do presidente Donald Trump.
Trump declarou que não pretende demitir Powell, apesar de críticas à política de juros, e insistiu que ele deveria cortar juros devido a diferenças pessoais.
Bessent evitou comentar previsões de possíveis quedas nos mercados caso Powell fosse demitido, afirmando que seu mandato termina em maio de 2026, com outra vaga em janeiro.