Secretário de Tebet responsável por avaliação e revisão de gastos vai deixar o cargo
Sérgio Firpo se despede do cargo após dificuldades em implementar reformas na área de políticas públicas. A decisão é motivada pelo cansaço e frustração com a falta de apoio para suas propostas no governo.
Economista Sérgio Firpo, secretário de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas do Ministério do Planejamento e Orçamento, deixará o cargo.
A pasta da ministra Simone Tebet não confirma oficialmente a saída, mas auxiliares afirmam que Firpo pediu para sair porque está "cansado".
Firpo, um dos nomes mais renomados da equipe de Tebet, percebeu que não conseguirá "vencer a batalha" para implementar a revisão das políticas públicas voltadas à eficiência dos gastos.
Ele publicou avaliações sobre políticas sensíveis, como o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e o auxílio-doença, além de propor alterações no seguro-desemprego, o que desagradou integrantes do governo Lula.
No ano passado, Firpo foi excluído do debate final sobre as medidas do pacote de revisão de gastos enviado ao Congresso, onde suas avaliações não foram consideradas.