‘Se nazistas tivessem acesso ao X, teriam conquistado o mundo’, diz Moraes à New Yorker
Ministro Alexandre de Moraes alerta sobre a manipulação das redes sociais e suas consequências para a democracia. Ele destaca o risco do populismo da extrema direita e as implicações legais dos líderes políticos atuais.
Ministro do STF, Alexandre de Moraes, discute redes sociais e extremismo
Em entrevista à revista New Yorker, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, fez comparações entre as redes sociais e o poder de manipulação de Joseph Goebbels.
Moraes afirmou que a influência das plataformas é alarmante, sugerindo que, se Goebbels tivesse acesso ao X (rede social de Elon Musk), os nazistas poderiam ter dominado o mundo.
Ele criticou as redes sociais por ignorarem legislações nacionais e se tornarem intocáveis em relação às leis dos países.
O ministro também abordou a ascensão da extrema direita, que utiliza quem um populismo estruturado para conquistar público, denunciando a corrupção nas instituições democráticas.
Sobre Jair Bolsonaro, Moraes lembrou que ele enfrenta condenações que o tornam inelegível até 2030. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e um de seus filhos podem se candidatar à presidência em 2026, mas sem o mesmo apoio das Forças Armadas que o ex-presidente.
Depois, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em sua entrevista, expressou preocupação com o “enfraquecimento do sistema democrático”. Ele criticou o uso do serviço de satélite Starlink em garimpos ilegais na Amazônia, afirmando que não permitirá que aqueles que “odeiam a democracia” controlem a informação na região.
Publicado por Sarah Paula – Reportagem produzida com auxílio de IA