HOME FEEDBACK

'Se eu quiser que Powell saia, ele sairá do Fed muito rápido', diz Trump

Trump critica novamente Jerome Powell, afirmando que sua saída do Fed seria rápida se desejada. O ex-presidente defende a redução das taxas de juros e aponta insatisfação com a gestão atual do banco central.

Donald Trump criticou o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, nesta quinta-feira (17) durante um evento no Salão Oval com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni.

Trump declarou: “Se eu quiser que Powell saia, ele sairá [do Fed] muito rápido”. Ele expressou insatisfação com o trabalho de Powell e afirmou que, se pedisse, Powell deixaria o cargo.

No entanto, Powell já afirmou que não deixaria seu cargo e que a lei americana proíbe a Casa Branca de pressioná-lo.

Mais cedo, Trump criticou Powell por não reduzir a taxa de juros, dizendo que sua demissão “não poderia vir rápido o suficiente”. Ele comentou que Powell “está sempre atrasado e errado” e se referiu a uma declaração recente do presidente do Fed como uma “completa bagunça”.

A declaração mencionada por Trump foi feita por Powell em um discurso no Clube Econômico de Chicago, onde ele descreveu um cenário desafiador e a incerteza das políticas sobre a economia. Powell afirmou que aguardará mais sinais antes de intervir na política monetária, dizendo: “Estamos bem-posicionados para aguardar maior clareza antes de considerar ajustes na postura”.

Leia mais em valoreconomico