'Se eu quiser que Powell saia, ele sairá do Fed muito rápido', diz Trump
Trump critica novamente Jerome Powell, afirmando que sua saída do Fed seria rápida se desejada. O ex-presidente defende a redução das taxas de juros e aponta insatisfação com a gestão atual do banco central.
Donald Trump criticou o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, nesta quinta-feira (17) durante um evento no Salão Oval com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni.
Trump declarou: “Se eu quiser que Powell saia, ele sairá [do Fed] muito rápido”. Ele expressou insatisfação com o trabalho de Powell e afirmou que, se pedisse, Powell deixaria o cargo.
No entanto, Powell já afirmou que não deixaria seu cargo e que a lei americana proíbe a Casa Branca de pressioná-lo.
Mais cedo, Trump criticou Powell por não reduzir a taxa de juros, dizendo que sua demissão “não poderia vir rápido o suficiente”. Ele comentou que Powell “está sempre atrasado e errado” e se referiu a uma declaração recente do presidente do Fed como uma “completa bagunça”.
A declaração mencionada por Trump foi feita por Powell em um discurso no Clube Econômico de Chicago, onde ele descreveu um cenário desafiador e a incerteza das políticas sobre a economia. Powell afirmou que aguardará mais sinais antes de intervir na política monetária, dizendo: “Estamos bem-posicionados para aguardar maior clareza antes de considerar ajustes na postura”.