Saiba quem são cardeais apontados como favoritos para suceder papa Francisco; não há brasileiros na lista
A morte do papa Francisco abre discussões sobre a próxima liderança da Igreja Católica. Cardeais de diferentes países já são apontados como possíveis sucessores no conclave que será convocado.
Morte de Francisco Abre Debate Sobre Novo Papa
Com a morte de Francisco nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, a expectativa no Vaticano gira em torno de quem será o próximo papa.
O conclave é o processo de escolha do novo pontífice, que começa após a morte ou renúncia do líder católico. Os cardeais, convocados para a Capela Sistina, são os responsáveis pela votação, limitada a aqueles com menos de 80 anos.
Historicamente, desde 1378, todos os papas eleitos eram cardeais. Atualmente, o Colégio Cardinalício tem 252 cardeais, dos quais 138 são eleitores.
O direito canônico limita o número de eleitores a 120, mas essa regra foi superada em outros papados. Francisco tem a intenção de nomear 21 novos eleitores em dezembro de 2024, uma vez que 14 cardeais completarão 80 anos em 2025.
O vaticanista Edward Pentin lançou o site The College of Cardinals Report, que lista 12 cardeais considerados papáveis. Não há brasileiros ou sul-americanos entre eles. Confira a lista:
- Anders Arborelius - Bispo de Estocolmo, modelo de diálogo. Nomeado por Francisco em 2017.
- Cardeal Angelo Bagnasco - Arcebispo emérito de Gênova, visto como conservador. Nomeado por Bento 16 em 2007.
- Charles Maung Bo - Arcebispo de Yangon, forte em temas sociais. Nomeado por Francisco em 2015.
- Benoît Costantini - Arcebispo de Marselha, defensor dos imigrantes. Nomeado por Francisco em 2022.
- Cardeal Luis Antonio Tagle - Pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, considerado o "Francisco asiático". Nomeado por Bento 16 em 2012.
- Cardeal Malcolm Ranjith - Arcebispo de Colombo, alinhado à defesa do meio ambiente. Nomeado por Bento 16 em 2012.
- Cardeal Matteo Zuppi - Presidente da Conferência Episcopal Italiana, mediador na Guerra da Ucrânia. Nomeado por Francisco em 2019.
- Cardeal Péter Erdő - Arcebispo de Budapeste, visto como opositor a Francisco. Nomeado por João Paulo 2º em 2003.
- Cardeal Pierbattista Pizzaballa - Mais jovem da lista, chefia o Patriarcado Latino de Jerusalém. Nomeado por Francisco em 2023.
- Cardeal Pietro Parolin - Secretário de Estado da Santa Sé, atuando na diplomacia da Igreja. Nomeado por Francisco em 2014.
- Cardeal Robert Sarah - Único africano entre os cotados, crítico do papado de Francisco. Nomeado por Bento 16 em 2010.
- Cardeal Willem Eijk - Arcebispo de Utrecht, conhecido por suas posições conservadoras. Nomeado por Bento 16 em 2012.