Saiba quem foi Sergei Magnitsky, que inspirou nome de sanção a Moraes
Sanções americanas estão relacionadas à violação de direitos humanos e corrupção na Rússia. Alexandre de Moraes é o primeiro membro do Judiciário brasileiro a ser alvo da Lei Magnitsky.
Ministro Alexandre de Moraes, do STF, foi sancionado pelo governo dos Estados Unidos nesta 4ª feira (30.jul.2025) com base na Lei Magnitsky.
A Lei Magnitsky homenageia o advogado russo Sergei Magnitsky, que morreu em uma prisão de Moscou após denunciar um grande esquema de corrupção.
Magnitsky foi detido em novembro de 2008 sob acusações de evasão fiscal. Ele encontrou evidências de um esquema que desviou mais de US$ 230 milhões em reembolsos fiscais, envolvendo funcionários do Ministério do Interior da Rússia.
O advogado, especialista em direito tributário, trabalhou para a Hermitage Capital Management, mas foi preso após acusações contra seu cliente, William Browder. Durante a detenção, sofreu sérios problemas de saúde e nunca recebeu tratamento adequado.
Magnitsky foi encontrado morto em sua cela em 19 de novembro de 2009, 8 dias antes de ser libertado, com apenas 37 anos.
A causa da morte foi inicialmente atribuída a uma ruptura da membrana abdominal, mas depois alterada para infarto. O atestado oficial reconheceu um ferimento craniano, e exames revelaram hematomas e ferimentos nas mãos e pernas.
A defesa dos direitos humanos foi fortemente impactada pela morte de Magnitsky, levando a sanções e reconhecimento internacional contra aqueles responsáveis por sua morte.