Saiba quem é o novo comandante da Polícia Militar de São Paulo
Troca no comando da Polícia Militar ocorre em meio ao aumento das mortes por policiais em São Paulo. Coronel Coutinho, novo comandante, possui 33 anos de experiência e assume em um contexto de crescente violência policial.
Troca no comando da Polícia Militar de São Paulo!
No dia 16 de abril de 2025, o governo paulista anunciou a substituição do coronel Cássio Araújo de Freitas pelo subcomandante José Augusto Coutinho, ambos coronéis.
De acordo com o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, Freitas se aposentará, mas continuará na área de segurança. Seu tempo à frente da PM foi marcado por um aumento das mortes por policiais e diversos casos de violência.
O novo comandante, coronel Coutinho, possui 33 anos de experiência na corporação, tendo ingressado em 1992. Ele já ocupou posições como o comando do Policiamento de Choque e a Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar).
Coutinho assume em um contexto de crescimento da violência policial. Após uma queda inicial com o programa de câmeras nos uniformes em 2020, os números aumentaram após a posse do governador Tarcísio de Freitas em 2023. O governador, que foi crítico ao uso de câmeras, mudou sua posição em dezembro de 2024, reconhecendo estar “completamente errado” após casos de agressões por PMs.
Dados mostram que mais de 99% das vítimas identificadas eram homens, conforme informações da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo.