Saiba quantos deputados de cada partido assinaram urgência para anistia a golpistas do 8 de Janeiro
A pressão pela anistia aos presos do 8 de Janeiro ganha força com ampla adesão de deputados ligados ao governo Lula. A proposta, no entanto, ainda depende da decisão do presidente da Câmara para ser analisada.
Pedido de Urgência para Anistia
Mais da metade (56%) das assinaturas para o protocolo do pedido de urgência sobre a anistia a presos do 8 de Janeiro é de membros de partidos com ministérios no governo Lula.
O requerimento, com 262 assinaturas válidas, foi protocolado na Câmara dos Deputados em 14 de outubro. Das assinaturas, 146 são de deputados do União Brasil, Progressistas, Republicanos, PSD e MDB.
A apresentação do requerimento não garante análise ou inclusão na pauta da Câmara, pois a decisão cabe ao presidente Hugo Motta (Republicanos-PB).
Motta prometeu a líderes evitar votar requerimentos de urgência frequentemente, em contraste com seu antecessor, Arthur Lira (PP-AL). Ele visa valorizar o trabalho das comissões.
Segundo a Coluna do Estadão, Motta busca um acordo para revisão das penas dos condenados, visando pacificar o País, tendo discutido o tema com o presidente Lula e membros do STF.