Saiba quais são os Estados com maior dependência dos EUA
Ceará lidera dependência das exportações brasileiras para os EUA, com quase 45% do total. A CNI alerta que aumento de tarifas pode gerar perdas bilionárias e afetar a competitividade nacional.
Ceará é o Estado com maior dependência do mercado norte-americano
Dados da CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostram que, em 2024, 44,9% das exportações cearenses foram para os Estados Unidos.
Outros Estados com alta dependência incluem:
- Espírito Santo: 28,6%
- Paraíba: 21,6%
- Sergipe: 17,1%
A CNI destaca que a presença norte-americana é crucial para o comércio exterior da região.
O aumento de tarifas imposto pelo ex-presidente Donald Trump, a partir de 1º de agosto, deve gerar perdas superiores a R$ 19 bilhões para o Brasil.
Pelo menos seis Estados terão impactos bilionários, especialmente os do Sudeste e Sul, que concentram os maiores prejuízos.
A CNI afirma que o tarifaço afeta setores estratégicos, podendo causar perda de competitividade, cortes de pedidos e empregos, além de aumento de preços no mercado interno.
A tarifa extra de 50% afetará principalmente bens industrializados, representando 78,2% das exportações brasileiras para os EUA.
Ricardo Alban, presidente da CNI, expressou preocupação ao afirmar que o aumento das tarifas compromete a competitividade do Brasil no comércio global.
Ele ressalta que tais tarifas “traz impactos significativos para a economia nacional, penalizando setores produtivos estratégicos”.