Saiba quais são os Estados com maior dependência dos EUA
Dados revelam que o Ceará lidera a dependência do mercado dos EUA entre os Estados brasileiros, com 44,9% de suas exportações direcionadas ao país. O impacto do aumento de tarifas imposto por Trump poderá gerar perdas bilionárias em diversas regiões do Brasil.
Ceará lidera dependência das exportações para os EUA
O Ceará é o Estado brasileiro com a maior dependência do mercado norte-americano. Dados da CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgados em 29.jul.2025 mostram que 44,9% das exportações cearenses em 2024 foram para os Estados Unidos.
Os Estados que seguem são:
- Espírito Santo: 28,6%
- Paraíba: 21,6%
- Sergipe: 17,1%
A CNI revela que a presença dos EUA no comércio exterior é crucial para a região.
O aumento de tarifas imposto pelo presidente Donald Trump a produtos brasileiros, a partir de 1º de agosto, deve provocar perdas de mais de R$ 19 bilhões no Brasil, afetando pelo menos 6 Estados. Mesmo com diversificação nas exportações, os Estados do Sudeste e do Sul enfrentarão os maiores prejuízos em valores absolutos.
Os setores mais prejudicados incluem bens industrializados, que representam 78,2% das exportações brasileiras para os EUA. A CNI alerta que o tarifaço pode:
- prejudicar setores estratégicos
- reduzir competitividade
- cortar pedidos e empregos
- elevar preços no mercado interno
Ricardo Alban, presidente da CNI, expressa preocupação, afirmando que “o aumento das tarifas compromete a competitividade do Brasil no comércio global” e “penaliza setores produtivos estratégicos”.