Saiba onde Lula, Trump e outros líderes ficaram no funeral do papa
Líderes internacionais prestam homenagem ao papa Francisco em cerimônia marcada por protocolos diplomáticos. A morte do pontífice aos 88 anos iniciará o processo de escolha de seu sucessor na Igreja Católica.
Líderes mundiais participaram do funeral do papa Francisco em Roma, neste sábado (26.abr.2025).
O presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compareceu com a primeira-dama, Janja da Silva, ocupando as primeiras fileiras.
As delegações foram organizadas por prioridades e ordem alfabética em francês. As prioridades foram da Argentina e da Itália, países de origem e residência do pontífice.
Em sequência, estavam as comitivas de Estados Unidos e outros chefes de Estado, incluindo Donald Trump e sua esposa Melania. Esta foi a primeira viagem internacional de Trump após assumir a presidência.
Outras autoridades, como o ex-presidente Joe Biden e a ex-presidente Dilma Rousseff, sentaram-se mais atrás na cerimônia.
O papa Francisco faleceu aos 88 anos em 21 de abril por insuficiência cardíaca e AVC. Ele pediu ser enterrado na basílica de Santa Maria Maior em Roma, com o túmulo marcado apenas como “Franciscus”.
Após sua morte, o camerlengo, cardeal Kevin Joseph Farrell, assumirá interinamente até a eleição de um novo papa, agendada para 15 a 20 dias após a morte.
Atualmente, 135 dos 252 cardeais estão aptos a votar. O Brasil conta com 8 cardeais, dos quais apenas 7 podem votar. Doze nomes estão cotados para suceder Francisco, com o ditado: “Quem entra papa no conclave, sai cardeal”.