HOME FEEDBACK

Rússia tenta envolver Laos na guerra contra a Ucrânia, diz Kiev

Rússia busca envolver Laos na guerra contra a Ucrânia por meio de desminagem na região de Kursk. O GUR alerta sobre a tentativa do Kremlin de legitimar a presença militar estrangeira sob a justificativa de assistência humanitária.

A Rússia está tentando envolver o Laos na guerra contra a Ucrânia, organizando a participação de tropas laocianas em desminagem na região russa de Kursk, segundo o GUR (Direção Principal de Inteligência do Ministério da Defesa ucraniano).

O GUR informou que o Kremlin planeja enviar um destacamento de engenheiros do Exército Popular do Laos para a desminagem. Os dirigentes do Laos, devido à dependência de ajuda externa, mostraram disposição inicial em enviar até 50 sapadores militares para a Rússia.

Além disso, o Laos oferece assistência gratuita à Rússia na reabilitação de militares russos feridos que combateram na Ucrânia. O GUR afirma que a Rússia busca legalizar a presença de um contingente militar estrangeiro utilizando retórica humanitária.

O comunicado acrescenta que, além da participação de mercenários de diversas regiões, o Kremlin considera envolver parceiros sob a justificativa de realizar projetos humanitários nas fronteiras russas com a Ucrânia.

Leia mais em exame