HOME FEEDBACK

Rússia reivindica controle de duas localidades no leste da Ucrânia

Avanços russos intensificam a pressão sobre as forças ucranianas, que enfrentam dificuldades diante do aumento da ofensiva. O ataque com drones em larga escala marca um novo pico na agressão militar contra a Ucrânia.

A Rússia anunciou neste domingo a captura de duas novas localidades na Ucrânia: Piddubne (região de Donetsk) e Sobolivka (região de Kharkiv).

O Ministério da Defesa da Rússia informou que o avanço é um resultado do superior armamento e número de soldados frente às tropas ucranianas.

Nos últimos três meses, as forças russas aceleraram seu progresso, recuperando territórios que os ucranianos haviam conquistado em 2024.

Os avanços em junho foram considerados os mais significativos desde novembro de 2024, conforme análise da AFP com dados do Instituto para o Estudo da Guerra (ISW).

Além disso, a Rússia tem realizado ataques noturnos em larga escala na Ucrânia. No último sexta-feira, foram lançados mais de 530 drones explosivos e mísseis contra Kiev, resultando em pelo menos duas mortes.

Esse foi o maior ataque de drones desde o início do conflito em fevereiro de 2022.

Leia mais em exame