HOME FEEDBACK

Rússia e Ucrânia trocam mais 500 prisioneiros na maior ação desde começo da guerra

Troca de prisioneiros marca um avanço significativo no conflito, com centenas de soldados retornando para casa. Apesar do cessar-fogo temporário proposto por Putin, a desconfiança persiste entre os líderes dos países em conflito.

Troca de Prisioneiros

A Rússia e a Ucrânia realizaram a maior troca de prisioneiros desde o início da invasão russa. A operação envolveu centenas de pessoas.

O Ministério da Defesa da Rússia informou que 246 militares russos retornaram e que, como um gesto de boa vontade, 31 prisioneiros ucranianos feridos foram trocados por 15 soldados russos em necessidade de atendimento urgente.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou que 277 “combatentes” ucranianos retornaram do cativeiro. Ele elogiou o retorno dos defensores de Mariupol e de outras regiões e agradeceu à mediação dos Emirados Árabes Unidos.

Desde o início das trocas, 4.552 pessoas – entre combatentes e civis – retornaram dos cativeiros russos.

A troca ocorre em um momento em que os Estados Unidos ameaçam abandonar negociações de cessar-fogo se não houver progresso.

Cessar-fogo Temporário

Putin ordenou um cessar-fogo durante o fim de semana de Páscoa. Ele espera que a Ucrânia siga seu exemplo.

Por outro lado, Zelensky classificou a trégua como “mais uma tentativa de Putin de brincar com vidas humanas”, e alertou sobre >ataques aéreos. “Drones em nossos céus revelam a verdadeira atitude de Putin”, afirmou Zelensky na rede social X.

Leia mais em infomoney