Rússia e EUA marcam nova reunião para tratar de cessar-fogo na Ucrânia
Reunião em Istambul busca avanços nas negociações de cessar-fogo e reaproximação entre Rússia e EUA. A delegação russa será chefiada por Alexander Darchiev, enquanto os EUA são representados por Sonata Coulter.
Novas negociações entre Rússia e EUA ocorrerão nesta quinta-feira (10) em Istambul, Turquia. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, confirmou o encontro.
O objetivo é continuar as negociações iniciadas em fevereiro na Arábia Saudita, visando um acordo de cessar-fogo na guerra na Ucrânia.
Além do cessar-fogo, a reunião busca reaproximar os dois países, que tiveram relações deterioradas desde a anexação da Crimeia em 2014 e o conflito com a Ucrânia em 2022.
A delegação russa será liderada pelo embaixador em Washington, Alexander Darchiev, enquanto a americana ficará sob a responsabilidade de Sonata Coulter, subsecretária adjunta dos EUA.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reconheceu a existência de conversas sobre o cessar-fogo. Kiev está disposta a aceitar um acordo de paz de 30 dias se a Rússia concordar.
Até agora, Moscou propõe apenas um acordo parcial, limitando a interrupção a ataques na infraestrutura de energia e na região do Mar Negro, em troca de redução de sanções internacionais.