HOME FEEDBACK

Rússia e Coreia do Norte têm primeiros voos comerciais entre capitais em décadas

A primeira ligação aérea comercial entre Rússia e Coreia do Norte em décadas representa um fortalecimento das relações entre os dois países. O voo inaugural ocorre após a crescente colaboração militar entre Moscou e Pyongyang.

Um avião russo pousou nesta segunda-feira (28) na Coreia do Norte, marcando o primeiro voo comercial em décadas entre os dois países.

A Rússia e a Coreia do Norte têm se aproximado, com Pyongyang enviando mais de 10 mil soldados para apoiar a campanha militar russa na Ucrânia. O ditador Kim Jong-un declarou que seu país está pronto para apoiar incondicionalmente os esforços russos.

Segundo blogs de aviação, é a primeira vez desde a década de 1990 que haverá voos regulares entre Moscou e Pyongyang, após a retomada do serviço ferroviário em junho.

O Boeing 777 da Nordwind Airlines pousou às 9h15 locais no aeroporto de Pyongyang, com capacidade para 440 passageiros. As passagens foram vendidas por 44,7 mil rublos (cerca de R$ 3.000) e o primeiro voo esgotou rapidamente.

"Este é um evento histórico", disse um funcionário da Nordwind à AFP. Um vídeo da RIA Novosti mostrou autoridades norte-coreanas recebendo os passageiros com flores.

A Rosaviatsia autorizou os voos entre Moscou e Pyongyang duas vezes por semana, mas o Ministério dos Transportes afirmou que, por enquanto, serão apenas uma vez ao mês.

O primeiro voo de Pyongyang para Moscou está previsto para esta terça-feira (29). Anteriormente, a única rota era operada pela Air Koryo, com voos para Vladivostok.

Em junho, a Coreia do Norte concluiu uma zona turística na costa leste, um projeto do líder Kim Jong-un para promover o turismo.

Leia mais em folha