Rússia diz que Zelensky dificulta esforços por acordo de paz
Rússia critica Zelensky por obstacularizar acordos de paz enquanto intensifica ataques aéreos. Tensão se agrava na Ucrânia com novas exigências de Moscou e desacordos no processo de negociação.
Rússia acusa o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, de prejudicar as negociações de paz ao se recusar a reconhecer a anexação da Crimeia.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, afirmou que Zelensky não tem capacidade para conduzir o diálogo. Ela destacou: “Zelensky parece querer destruir o processo de paz a qualquer custo.”
Recentemente, a Ucrânia aceitou uma trégua de 30 dias, mas o presidente russo, Vladimir Putin, impôs condições e dúvidas sobre a real intenção de Kiev.
No dia 23 de abril, Donald Trump criticou Zelensky por não reconhecer a Crimeia como território russo, afirmando que os EUA buscam impedir a matança na Ucrânia e que as partes estavam “muito perto de um acordo”.
Em um dia de grandes tensões, a Rússia lançou um dos ataques mais letais a Kiev em nove meses, disparando 70 mísseis e 145 drones. O foco foi em indústrias estratégicas ucranianas.
O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que a operação teve como alvo setores como aeroespacial, engenharia mecânica e produção de combustível para foguetes.