HOME FEEDBACK

Ruptura à vista? Títulos dos EUA emitem sinal atípico e acendem alerta em Wall Street

Mercados reagem de forma diferente à crise atual com elevação nos rendimentos dos Treasuries. Entidades financeiras destacam comportamento atípico e possíveis implicações para a política monetária dos EUA.

Titulação de Treasuries indicam um comportamento atípico no mercado financeiro.

Os títulos de 10 anos dos EUA tiveram uma alta de quase 50 pontos-base em uma semana, a maior desde os atentados de 11 de setembro de 2001, segundo o Instituto de Finanças Internacionais (IIF).

Esse aumento ocorre em um cenário onde normalmente os Treasuries são considerados porto seguro durante crises.

O IIF destaca que, diferentemente de crises passadas, como a da pandemia de covid-19 ou a recessão de 2008, as expectativas de inflação não estão reduzindo os rendimentos.

O relatório afirma que “tarifas podem elevar preços domésticos e limitar a capacidade do Federal Reserve de cortar juros” devido aos riscos de crescimento.

Outro ponto de destaque é a queda do dólar frente ao euro, mesmo com o aumento dos juros dos Treasuries, sinalizando uma possível ruptura nas correlações tradicionais.

Apesar disso, os dados não mostram uma venda generalizada de Treasuries por investidores estrangeiros, e os leilões recentes de títulos de 10 e 30 anos apresentaram forte demanda.

O IIF conclui que, embora o cenário seja incomum, há precedentes: após a crise financeira de 2008, os rendimentos também subiram inicialmente. “Possíveis recompras de títulos pelo Tesouro parecem ter estabilizado os rendimentos por enquanto”, finaliza a entidade.

Leia mais em infomoney