HOME FEEDBACK

Rui Costa: Estamos dispostos a conversar, mas os canais na Casa Branca permanecem fechados

Ministro da Casa Civil ressalta que negociações sobre tarifas de Trump dependem exclusivamente da Casa Branca. A comitiva brasileira busca alternativas para redirecionar exportações e proteger a economia nacional.

Senadores brasileiros nos EUA recebem sinalização sobre tarifas prometidas por Donald Trump. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que as negociações devem ser feitas diretamente com a Casa Branca.

Costa destacou que muitos produtos brasileiros, como aço e frutas, têm potencial para serem realocados em outros mercados. “Estamos dispostos a conversar, mas, até agora, os canais permanecem fechados”, disse.

O ministro revelou que tem dialogado com o senador Jaques Wagner (PT-BA) sobre as negociações, mas a sinalização é de que o assunto está restrito à Casa Branca.

Além disso, Costa mencionou que o presidente Lula e ministros discutiram ações para proteger as empresas brasileiras, diversificar relações comerciais e fortalecer a cadeia produtiva, incluindo a possibilidade de medidas de reciprocidade se as tarifas forem confirmadas.

Trump anunciou que, na próxima sexta-feira, irá implementar tarifas de 50% sobre todos os produtos exportados do Brasil para os EUA.

Leia mais em valoreconomico