HOME FEEDBACK

Rublo russo se valoriza 40% e descola de queda de emergentes com guerra comercial

Rublo registra valorização histórica, superando 40% em relação ao dólar e liderando o mercado global. Fatores internos e mudanças geopolíticas contribuem para o fortalecimento da moeda russa, apesar das sanções internacionais.

Rublo russo é a moeda com melhor desempenho global em 2025. Com ganhos de cerca de 40% em relação ao dólar, o rublo se destaca, superando até mesmo o aumento do ouro.

De acordo com dados da Bloomberg, o rublo se fortaleceu 38% no mercado de balcão desde o início do ano. Apesar da recuperação do dólar, o rublo foi beneficiado por fatores internos, como as taxas de juros recordes, que estão em 21%.

Sofya Donets, economista da T-Investments, destaca que o rublo não enfrentou pressão de saída de capital, devido aos controles de capital e aos altos custos de empréstimos.

A guerra em curso na Ucrânia e as sanções ocidentais não impediram o fortalecimento da moeda russa. O rublo, no entanto, pode impactar a receita com exportações de energia.

Outros fatores que impulsionaram o rublo incluem:

  • Descongelamento das relações entre EUA e Rússia.
  • Política monetária rígida e demanda reduzida por importações.
  • Vendas de moeda forte pelo governo russo.

Enquanto o rublo subiu 19% em relação ao dólar dentro da Rússia, ainda existe uma discrepância com os mercados offshore devido a questões de taxas de câmbio.

O governo russo se surpreendeu com a valorização, que foi além da projeção de 96,5 para o dólar em 2025. As tensões no mercado de petróleo e a previsão de um futuro “quente” têm gerado cautela entre analistas.

Analistas acreditam que os fatores de apoio ao rublo devem persistir no curto prazo, sem motivos claros para um enfraquecimento.

Para mais informações, acesse bloomberg.com.

Leia mais em bloomberg