Rubens Ometto diz que Lula e Tarcísio não são rivais no caso da tarifa de Trump
Rubens Ometto, presidente do conselho da Cosan, destaca a importância do diálogo entre os governos estadual e federal para enfrentar o tarifaço de Donald Trump. Ele afirma que o foco deve ser a resolução do problema, sem viés político nas reuniões.
Rubens Ometto, presidente do conselho de administração da Cosan, não foi convidado por Geraldo Alckmin (PSB) para a reunião em Brasília, organizada pelo governo Lula, no mesmo dia da reunião com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sobre o tarifaço de Donald Trump.
Ometto nega rivalidade entre os governos estadual e federal, afirmando que a prioridade é o bem do país. Ele também destaca que a iniciativa de ambos os encontros é importante e que não há tendência política envolvida.
A reunião com Tarcísio foi considerada positiva, com os setores discutindo suas dificuldades. Ometto vê a necessidade de pedir um prazo para a sobretaxa americana, que entra em vigor em 1º de agosto.
Sobre a falta de convite para o encontro de Lula, Ometto sugere que talvez não tenha havido tempo suficiente para a aproximação entre o presidente e o setor privado. Ele acredita que as iniciativas buscam resolver problemas comuns e não se vê um racha entre os governos.
Ao ser questionado sobre as implicações políticas, Ometto se mantém focado na resolução dos problemas e espera que a situação possa ser adiada para permitir mais diálogos com os Estados Unidos.
Formação e experiência: Ometto é formado em engenharia de produção pela Escola Politécnica da USP e ocupa a presidência da Cosan desde 2000, com experiência anterior em instituições como Unibanco e Votorantim.