Revisão do Plano Plurianual terá 'agendas transversais' para desenvolvimento regional
Agenda de desenvolvimento regional é ampliada no PPA, com foco na Amazônia, Nordeste e Centro-Oeste. Mais de 1,2 mil entregas estão previstas para fomentar a articulação entre 24 ministérios e superintendências regionais.
Revisão do Plano Plurianual (PPA), publicada em 25 de agosto, traz novidades do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO).
Serão criadas agendas transversais territoriais para o desenvolvimento regional, envolvendo 68 programas e mais de 1,2 mil entregas.
As agendas terão foco na Amazônia, Nordeste e Centro-Oeste.
O PPA, elaborado a cada quatro anos, orienta a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento, definindo prioridades de gestão.
Segundo o MPO, a medida consolida pactos entre 24 ministérios e as Superintendências de Desenvolvimento Regional (Sudene, Sudam e Sudeco).
A revisão busca alinhar o plano às evidências de monitoramento, ao orçamento da União e a eventuais créditos adicionais.
O MPO também confirmou que mais de 70% dos objetivos do PPA cumpriram acima de 80% no último ano.
"Esses números demonstram o sucesso da estratégia de planejamento", afirmou o MPO, que relembrou a melhoria das metas com resultados abaixo do esperado durante a revisão ordinária.